Aqui em Minas, os versos são bordados e alinhavados...

Entre novelos, retalhos e sonhos, as costureiras e bordadeiras tecem suas histórias, em cada ponto cruzam as linhas do tempo que atravessam gerações. Elas são verdadeiras contadoras de história, se desfazem das lágrimas e sorrisos, traços de quem aprendeu dentro de casa o oficio de encantar.

Experimente conversar com uma delas e verá como os contos fazem passar um filme, as tardes na roça e a beleza de ser simples, estampadas em cada verso desenhado nos panos de prato. Pois engana-se quem pensa, que os bordados são apenas desenhos. São textos construídos minuciosamente por dedos espetados.

Elas são maduras, são matriarcas, são moças que vivem no seu dia a dia de trabalho a expectativa de, ao final do dia, sentar novamente à máquina de costura ou no sofá, para contar suas histórias.

Pessoas assim, como a Carol Gomes, pedagoga, mãe do Theo, que sai as 17h do trabalho, pega seu filho e vai para casa sempre cheia de ideias. Ela carrega consigo os ensinamentos das mulheres da família, e os transmite, desde 2009, no blog Horas Mágicas. Fala de suas inspirações, do que torna suas horas vagas, momentos realmente mágicos.

Depois de transformar suas histórias em versos bordados, ela quer que eles viajem o mundo levando sua mágica a quem se quiser presentear. Assim nasce em 2016 a Fia Maria Bordados e Fofurices, marca que está transformando seus sonhos em realidade. Deixando seus mimos ao alcance daqueles que buscam se sentir um pouco mais perto esse jeito mineiro de ser.

Um grande abraço!


* Á Mineira também está presente em outros canais, se tiver um tempo é logo "ali":

https://www.linkedin.com/in/analuciamachado/




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O sotaque das mineiras . Carlos Drummond de Andrade

MULHER MINEIRA

Mineiro nasceu para acolher