Sras e Srs Engravatados


Sabe o que é mais legal nos mineiros? Você logo os identifica em qualquer ambiente. Nosso jeito simples e espontâneo nos acusa onde estivermos, por onde passamos. Estive recentemente em São Paulo. Coisa boa essa cidade. Realmente se ama ou se odeia. Mas como eu sou como um camaleão e me adapto facilmente, já estou amando.

Fomos ao shopping.  A primeira coisa que eu disse a minha família: “faz de conta que isso é coisa rotineira, não vamos passar atestado de mineirice”. Meu filho aponta o dedo e diz: -“ oia que coisa mais linda a escada que sobe”. Já era, estávamos descobertos, esse povo simples e deslumbrado com tanta coisa bonita, estava lá.

Passeando pensei... Coisa boa ver gente bonita, hora do almoço, pessoas indo almoçar de gravatas, ternos, mulheres bem vestidas, com seus celulares, resolvendo assuntos importantes e essa mineira que vos escreve, olhando tudo e pensando...que lindo!

Aquela temática dos assuntos de negócios, mesas cheias, amigos conversando, celulares tocando, mais parecia cena de filme e aquele momento era a vida profissional sendo exibida tão perfeitamente.
Enquanto esperava, observando pensei: interessante que quando esses mesmos engravatados vão para o interior, vêem aquela paz nas ruas, vêem aquela tranquilidade e dizem: “que lindo, que delicia é isso aqui”. São Paulo é cheio, corrido, tudo um pouco estressante e hoje faço o caminho inverso: olho São Paulo e penso, que vida!!! Que dinamismo tão louco que fascina.

Como tenho contato com muitos turistas, sempre olham para nós como se não soubéssemos o tesouro que temos. Uma vez perguntei para uma turista se ele moraria aqui no interior? Ela me respondeu que acho que não conseguiria, gosta da agitação de São Paulo, apesar se enlouquecer muitas vezes.
Hoje eu olho pra São Paulo e penso: essa vida me encanta. Talvez tenha a mesma resposta dela. Apesar de o encanto ser forte ao ver aquelas pessoas tão bonitas, bem vestidas, fazendo algo importante, não trocaria minha tranquilidade por aquela agitação ou minha liberdade de andar livre pelas ruas, sem me preocupar com o trânsito ou qualquer outra coisa.

São Paulo respira trabalho e toda vida profissional tem sua realidade, e foi nisso que fiquei pensando. Talvez muitos daqueles belos personagens na praça de alimentação se sintam presos naqueles ternos e gravatas. Quantas mulheres se sentem sufocadas pelos prazos que são apertados e não as deixam respirar e serem mulheres de verdades em sua totalidade.

Quantos almoços são corridos e sem o real propósito de dar uma pausa no seu dia para retomar a uma tarde renovada. Quantas vezes você foi uma daquelas pessoas no shopping, fazendo do seu almoço uma reunião, fazendo que seu dia fosse consumido por projetos que só sugam sua vida, sugam você de você mesmo.

Ali refleti que tudo pode ser tão lindo quanto meus olhos veem, mas pode ser mais cruel que eles possam enxergar. Como a vida na cidade pequena tem todo seu encanto de ser o que é,  se você não se cuidar, você também pode deixa passar as coisas, as oportunidades, achando que o tempo está a seu favor.

Mineiramente falando, se você souber viver essa vida de cidade grande, ela nunca vai roubar de você o que você tem de melhor, ela sempre será seu motor propulsor de grandes realizações, pois aqui a gente faz isso. Nossa vida não tem muito glamour, nossa vida é a mesma de todo dia, mas mesmo assim, a gente faz que essa vida seja a melhor vida que possamos ter. Cada dia é um novo dia, cada sol é um novo sol, trazendo pra gente uma nova história e uma certeza que hoje será sempre uma grande oportunidade de fazer o melhor.

Portanto, não se deixe sufocar pela gravata, pelo celular que toca, ou por aquela reunião que tem que ser na hora do almoço. Faça a diferença, diga um sim para você e faça que sua vida profissional seja realmente linda, que seu terno, sua gravata, sua roupa bonita represente tudo que você é de melhor, que os olhos que te observam sejam mesmo de encantamento por tudo que você é. Que ao te conhecerem, descubram que seu trabalho é mais uma das coisas boas que você faz na vida e que faz de você essa pessoa encantadora e valiosa que suas roupas demonstram ser.

Um grande abraço!!







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O sotaque das mineiras . Carlos Drummond de Andrade

MULHER MINEIRA

Mineiro nasceu para acolher